Minicurso

Prática profissional na aprovação e regularização de projetos junto às prefeituras.

Comprar Online

Muitos estudantes de arquitetura e engenharia e, até mesmo profissionais recém-formados, quando terminam o curso se deparam com situações no dia-a-dia profissional e se perguntam como agir. É muito importante que o futuro profissional entenda ou compreenda a legislação na construção civil, especificamente o plano diretor e o código de obras de cada município. A legislação dos municípios regulamenta as construções e o urbanismo com o objetivo de beneficiar a evolução da cidade.

Construções, reformas e até mesmo a regularização de obras nas áreas urbanas necessitam de aprovação por parte dos órgãos públicos. O profissional poderá incluir essas providências em seu trabalho, sendo que os projetos elaborados deverão atender às exigências legais. A falta de aprovação junto a esses órgãos pode acarretar problemas futuros como a venda do imóvel, casos de desapropriação ou mesmo reclamação de vizinhos que se sintam prejudicados.

O curioso é que muitos estudantes e profissionais recém-formados, quando saem da faculdade não sabem que em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, as aprovações e regularizações de projetos se dão de formas diferentes e, por isso, precisam se atentar aos códigos e leis que muitas vezes se diferemuns dos outros. É interessante sair da faculdade já com o conhecimento desses processos para que o atendimento ao cliente seja feito da forma mais segura possível.

Alguns dos processos que, regularmente,profissionais de arquitetura e engenharia precisam estar atentos são:

  • Análise de Orientação Prévia – AOP de Empreendimento;
  • Habite-se;
  • Licença para Ampliação e/ou Reforma;
  • Licença para Construção;
  • Licença para Construção de Muro Divisório;
  • Licença para Demolição;
  • Licença para Modificação de Projeto;
  • Licença para Reparos Gerais;
  • Renovação de Alvará de Construção;
  • Parcelamento de Solo – Desmembramento, Amembramento, Remembramento;
  • Publicidade;
  • ISS.

Atualmente, o profissional que faz o trabalho de aprovação e regularização de projetos juntos às prefeituras se torna um profissional diferenciado. Isso ocorre porque muitos arquitetos e engenheiros não têm o conhecimento desses processos ou simplesmente não gostam e repassam até mesmo para que o próprio cliente resolva os problemas relacionados com a prefeitura.

O Minicurso Prática profissional na aprovação e regularização de projetos junto às prefeituras vem trazer para aquele que participa a resolução de muitas dúvidas, além de preparar o profissional para enfrentar o mercado de trabalho.

Perfil Profissional

Professor Igor é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2012). Tem especialização em MBA em Gestão da Qualidade das Construções pela Universidade de Salvador 2016 (Unifacs). Concluindo a especialização em Docência no Ensino Superior pela Unifacs. Atuou como Professor de SketchUp e Office na Real e Dados. Desde 2013 atua como profissional autônomo no escritório Atelier de Arquitetura, atuando em projetos residenciais, comerciais, institucionais e urbanísticos.

Atualmente é orientador no Laboratório de Habitação e Mobilidade Urbana (LAHMUR) no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UNIME e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Ministra palestra na área da Gestão e Qualidade dos Canteiros de Obras e oferece oficinas na área de regularização e aprovação de projetos junto às prefeituras.

 

Compartilhe