O Excel é uma ferramenta de planilha eletrônica muito poderosa. Possui inúmeros recursos que permitem aos seus usuários a elaboração de planilhas das mais simples às mais complexas. Disponibiliza também uma infinidade de funções que podem ser combinadas entre si para se obter os mais diversos tipos de cálculos. Estes recursos e funções já são inerentes ao Excel. Diante disso vale a pena a reflexão: porque você deveria aprender e utilizar VBA?

O VBA é uma linguagem de programação que pode ser utilizada para criar novos recursos e funções dentro do Excel. Quanto maior for o seu domínio da programação em VBA maiores serão as possibilidades de simplificar e agilizar processos que, de outra forma, podem ser demorados ou trabalhosos de serem realizados. Mesmo pessoas com pouco conhecimento em VBA obtém um ganho precioso de produtividade otimizando seus trabalhos repetitivos. Mas, no fim das contas, o que de fato dá para fazer com VBA?

Uma das aplicações mais recorrentes do VBA no Excel é a automatização de esforços repetitivos, como copiar dados de uma planilha para outra, excluir informações de uma área de uma planilha, comparar informações de uma planilha com outras, enfim, todo tipo de processo que precisa ser realizado manualmente diversas vezes pode ser automatizado para ser realizado com um clique em um botão ou o pressionar de uma combinação de teclas.

Outro recurso muito utilizado é o de criação de funções personalizadas. Utilizando o VBA você pode criar suas próprias funções para serem utilizadas em fórmulas, sozinhas ou em combinação com as funções já existentes no Excel. Com esse recurso cada usuário do Excel pode desenvolver funções específicas para sua área de atuação. Vale salientar que, a partir de uma função personalizada, é possível, entre outras coisas, abrir uma outra pasta de trabalho, verificar um valor ou uma informação e utilizar esses dados no cálculo que você precisa na sua planilha.

E, por fim, mais um recurso do VBA que pode ser muito útil no dia a dia de trabalho com planilhas é a criação de formulários. Um formulário é uma tela que pode ser utilizada para tornar mais prática a entrada de dados em uma planilha, obter informações para realizar um processo, como uma busca de informações em outras planilhas, por exemplo ou para qualquer outra aplicação que envolva receber dados do usuário da planilha. A principal vantagem do formulário é a possibilidade de controlar de forma mais precisa e específica o que o usuário fornece de dados para a planilha. Você pode utilizar formulários também para criar um ambiente de entrada de dados mais visual e intuitivo para você ou outras pessoas que forem utilizar suas planilhas.

Todos os recursos enumerados acima e muitos outros estão à sua disposição, desde que você esteja disposto a aprender a utilizar o VBA, ciente de que com o passar do tempo e a prática você terá cada vez mais facilidade em criar novas funções e recursos novos para aumentar a sua produtividade no uso do Excel. Quem aprende a usar o VBA terá sempre a mão a possibilidade de inventar novas formas de realizar os mesmos trabalhos em menos tempo e de forma mais simples.

Microsoft Excel

Microsoft Excel

Microsoft Excel

Microsoft Excel

Perfil Profissional

Vinte e sete anos de experiência em treinamentos na área de informática com diversos treinamentos ministrados a empresas como Coelba, Petrobrás, Copene, Telemar, entre outras. Analista de Sistemas na TOTVS desde dezembro de 2013.

 

Compartilhe